Uma das espécies mais organizadas é a saúva,das Américas:uma colônia dessas formigas pode atingir até 4 metros de profundidade!
Boa parte do funcionamento de um formigueiro é responsabilidade das formigas operárias.Entre algumas espécies de saúvas,elas se dividem em 4 grupos:
-As escavadoras:Trazem pedaços de folhas
-As soldadas:Defendem a colônia de outros animais ou de outras espécies de formigas
-As Jardineiras:Cuidam dos jardins de fungos.Elas trituram as folhas para que os fungos se instalem e sirvam de comida para a colônia.
-As generalistas:Cuidam dos ovos e limpam os ninho
Ao menos uma das câmaras do formigueiro é habitada pelas larvas,que nascem dos ovos e se tornarão novas formigas.Operárias chegam a abrir novos túneis por perto para que o ar circule melhor e não fique muito quente o berçário.
Além da rainha e das operárias,há as fêmeas aladas.Os machos se acasalam com elas,e quando voam,essas fêmeas viram presa fácil de outros animais.As que conseguem escapar vivas perdem as asas,caem no solo,botam ovos e começam um novo formigueiro,virando rainhas.A partir desse único voo de acasalamento,com vários machos,a nova rainha bota ovos pela vida toda.Os machos vivem apenas para a reprodução.
A maioria dos formigueiros tem só uma rainha,que comanda tudo (ela libera substâncias que,captadas pelo olfato de outras formigas,orientam as tarefas).A rainha passa a vida pondo ovos numa câmara exclusiva.Quando morre,o formigueiro se desfaz.
No formigueiro todos os resíduos de comida,e até formigas mortas são levados por operárias para uma área nas fronteiras onde a colônia acaba.Assim,as bactérias que o lixo atrai ficam bem longe,evitando qualquer contaminação.
Para saber mais:
- Os maiores formigueiros já encontrados no Brasil têm 1 km de extensão!
- Nem todos os formigueiros são subterrâneos.Alguns são erguidos em formato de montes de terra,que chegam a 1,5 m de altura,e há os que são feitos no topo de árvores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário